METODOLOGIA E DIDÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO DA CAMINHADA NÓRDICA E LIVRE PARA PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON I

Diana Maria Cubillos Arcila, Elren Passos Monteiro, Natalia Andrea Gomeñuka, LEONARDO ALEXANDRE PEYRÉ-TARTARUGA

Resumo


Objetivo: propor uma metodologia pedagógica para o ensino da técnica da caminhada nórdica (CN) para a população de pessoas com doença de Parkinson (DP). Participaram do estudo 33 pessoas com DP. As três primeiras semanas foram para a reeducação da postura, da marcha e do ensino da técnica da CN. Em seguida, teve um enfoque no desenvolvimento das capacidades físicas. A associação da técnica da CN com as atividades da vida diária, a estimulação sensorial, a interação social, a reflexão sobre as percepções motoras e sociais dos participantes foram parte da metodologia pedagógica proposta no presente estudo.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.