METODOLOGIA E DIDÁTICA PEDAGÓGICA DA PROMOÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS - PROGRAMA FLUIR MOVIMENTO (PARTE II)

Luciliane Cavalcante Milhome, Izabela Santos Freitas, Celeste Aparecida Prado Santos, Welington Pires Vieira, Marcela Rodrigues de Castro

Resumo


Objetivou-se investigar a percepção de universitários e idosas a partir de sua experiência no programa de atividade física remota. Trata-se de pesquisa qualitativa cuja entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. Três categorias delinearam a percepção discente acerca do impacto dessa experiência sobre a sua formação: insegurança ao romper paradigmas, necessidade de estabelecer novos parâmetros para mediação da atividade física e descoberta da práxis pedagógica. As percepções das idosas acerca do impacto da intervenção sobre sua saúde geral se configuraram em duas categorias: físico-funcionais e aspectos psicossociais. Podemos inferir que a prática da atividade física via tecnologia teve impacto positivo na formação acadêmica discente e na percepção da saúde geral de idosos.

Palavras-chave: Exercício físico; Treinamento domiciliar; Pandemia.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.