Uma experiência de ensino do futebol (de mulheres)
Resumo
Este é o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida nas
aulas de Educação Física de três turmas do segundo ano do Ensino Médio
Integrado a cursos Técnicos, em um campus do Instituto Federal de Minas
Gerais. Pautada pelo conteúdo futebol e em ano de Copa do Mundo de
Futebol Feminino, desenvolvi o projeto em questão priorizando visibilizar
as experiências das mulheres nesse esporte. Descrevo o processo vivenciado
junto aos/às estudantes, analisando como a ruptura com o tradicional
referente masculino para abordar o futebol contribuiu para problematizar
desigualdades de gênero que o atravessam esse esporte (e a sociedade),
conhecer mais a modalidade e, também, para a construção de experiências
mais democráticas e inclusivas entre alunas e alunos durante as atividades.
ISSN 2175-3962
Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).
Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.