A QUEIMADA E SUAS VARIAÇÕES: INDICATIVOS PARA UMA PRÁTICA PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Susan Kelly Fiuza de Souza Oliveira, Cleomar Ferreira Gomes, Evando Carlos Moreira, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani

Resumo


O texto relata a experiência pedagógica com o ensino de uma unidade didática sobre a queimada e suas variações nas aulas de Educação Física, com uma turma de alunos do quinto ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Anápolis - GO. O plano de intervenção foi organizado com a participação dos alunos envolvidos na sistematização de planos de aulas, que tematizaram a vivência da queimada com a intenção de ressignificar a experiência corporal com esta manifestação da cultura corporal de movimento. Os registros realizados pelos alunos demonstraram que a vivência da queimada pode ser um fator motivacional para engajamento nas aulas de Educação Física. Constatou-se que a utilização da unidade didática sobre a queimada possibilitou aprendizagens sobre o que se faz do e com o corpo em movimento.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.