DESAFIOS PARA O ENSINO DAS LUTAS NA ESCOLA: UM PANORAMA A PARTIR DA BASE DE DADOS DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Alisson Vieira Costa, Victor Lage, Marisete Safons, Felipe Rodrigues da Costa

Resumo


O objetivo foi investigar os desafios e aproximações para o ensino das lutas na escola a partir da literatura disponível no Portal de Periódicos da Capes. A metodologia foi baseada no método qualitativo e de análise bibliográfica. Os estudos foram selecionados no período de julho a novembro de 2017, utilizando as palavras-chave: lutas; ensino das lutas; escola; artes marciais; pedagogia das lutas. A busca resultou em 6 artigos compatíveis com os critérios de inclusão. Os resultados apontam necessidade de mais propostas para o ensino das lutas na Educação Física; Conhecimentos sobre propostas pedagógicas, didática, planejamento e o que avaliar. A conclusão aponta no sentido de uma formação mais sólida para a diversificação dos conteúdos a serem ensinados.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.