SISTEMATIZAÇÃO DO ULTIMATE FRISBEE PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

Erica dos Santos Oliveira, Karlla Emanuelle Ferreira Lima Paiva, Americo Pierangeli Costa, Felipe Rodrigues da Costa

Resumo


Este trabalho teve por objetivo sistematizar o Ultimate Frisbee
como conteúdo para a Educação Física Escolar. Adotamos dois momentos
metodológicos: a pesquisa bibliográfica para contextualizar o Ultimate
Frisbee como objeto de estudo, e a pesquisa ação, propondo a modalidade
como conteúdo escolar. Participaram das atividades 43 alunos, matriculados
no oitavo ano de uma escola pública no Distrito Federal, homens e
mulheres, que responderam a um questionário de avaliação da proposta.
Detectou-se a falta de material pedagógico nacional sobre a modalidade
para subsidiar sua prática. Os resultados da intervenção identificaram nos
alunos interesse em uma atividade nova, distante da cultura brasileira,
apesar de dificuldades técnicas iniciais e para a compreensão do jogo. A
auto arbitragem foi observada de maneira positiva para o desenvolvimento
da autonomia.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.