DANÇA E BIOENERGÉTICA: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Marcelo de Maio Nascimento, Orlando Lionello Neto Laitano

Resumo


Este relato apresenta o conjunto de atividades teóricas e práticas, em caráter interdisciplinar, desenvolvidas com a primeira turma da formação em Licenciatura do curso de Educação Física do Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), na cidade de Juazeiro-BA, em 2013. O texto descreve os procedimentos metodológicos adotados pelos professores das disciplinas de Dança e Fisiologia do Exercício, no projeto “Bioenergética”. A ação foi direcionada a um grupo de professores da rede básica de ensino do Município sem conhecimento de práticas corporais, as atividades proporcionaram a aprendizagem, de forma diferenciada, dos conteúdos das duas disciplinas. Assim, por meio de experiências rítmicas e corporais, aliadas à criatividade e expressão corporal, alunos do Parfor ampliaram competências sociais e nível de conhecimento necessário ao exercício da profissão de professor de Educação Física. Ao final do projeto, três coreografias foram construídas e apresentadas no teatro da UNEB-Universidade Estadual da Bahia, em Juazeiro.

Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.