REPENSANDO O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS NA ESCOLA

Felipe Canan, Daniel Bernardes de Brito, Vilson Dobrantz, Ademilto Miola

Resumo


Trata-se do relato de um conjunto de três experiências que tinham como objetivo comum o ensino de Jogos Esportivos Coletivos de maneira inclusiva e motivante. As experiências, em forma de Unidades Didáticas com um bimestre de duração cada, foram desenvolvidas em decorrência do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná, entre 2013 e 2015. Todas, visando superar o tecnicismo, pautaram-se no ensino por via de jogos de complexidade crescente até chegar jogo formal. Na avaliação feita pelos Professores PDE, alunos e professores da rede estadual de ensino, concluiu-se que cada UD mostrou-se apta a desenvolver conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais.

Palavras-chave: Futsal; Futebol; Basquetebol.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.