O CLOWN COMO POSSIBILIDADE DE TRABALHO PEDAGÓGICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ricardo Augusto Rocha

Resumo


Neste trabalho revisito dados de uma pesquisa desenvolvida em
2014, que objetivou problematizar as possibilidades de inserção do clown
na prática pedagógica com crianças em uma creche da Educação Infantil
do município de Florianópolis. A partir de registro escrito, fílmico, fotográfico
e de áudio foram analisados nove episódios relacionados à palhaçaria,
implicados pelo trabalho com figurino, máscara, gestos, recriação de cenas
e cenários e a vivência de “estados de palhaço” em distintos momentos de
rotina institucional. Nos dados analisados encontramos o confronto entre
ações e reflexões pedagógicas do adulto na condição de professor e de
professor-palhaço, como as questões do disciplinamento do corpo e dos
tabus em torno da sexualidade.


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ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

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