AS POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SEM SENTIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE ENSINO

Karine do Rocio Vieira dos Santos, Simone Rechia, Aline Tschoke, Sergio Roberto Chaves Junior

Resumo


Este ensaio realiza uma reflexão sobre o sentido da Educação Física na
escola, a partir da observação do trabalho de um professor de quatro turmas
de 1º ano do Ensino Médio, em um Colégio de Curitiba- PR, durante o ano
de 2011. Serão contempladas reflexões sobre possíveis formas pelas quais a
Educação Física pode ser reconhecida e valorizada pela comunidade escolar,
entendendo-a como importante área de conhecimento. Para tanto foram
realizadas: (1) observação sistemática com descrição em diário de campo;
(2) definição de problemática de intervenção; (3) exercício docente; (4) avaliação
com os alunos-sujeitos sobre a disciplina. Percebeu-se que a valorização da
área é possível quando há, entre outros fatores: o compromisso dos docentes,
a realização efetiva das aulas e o respeito mútuo entre professores e alunos.


Texto completo: PDF

ISSN 2175-3962

Os Cadernos RBCE são uma publicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Este site é melhor visualizado utilizando navegador gratuito Firefox.